Destaques
A mulher assegura o emprego mais tempo que há 30 anos atrás
Na verdade, um estudo recente revelou que a mulher de hoje consegue assegurar o seu emprego durante mais tempo em comparação de há 30 anos atrás. A flexibilid . «Ler mais»

Trabalhar em openspace é uma fonte de distração
Um novo estudo revela que apenas 1 em cada 4 trabalhadores trabalha num ambiente de trabalho ideal. Ambientes de trabalho em openspace são cada vez mais popular . «Ler mais»

Redes Sociais
Publicidade
Artigos Populares
História da Internet
A Internet está relacionada à rapidez como um cidadão comunica e tem acesso a informações, a Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicaç . «Ler mais»

Dietas vegetarianas associadas a um menor risco de morte
Efetivamente, um estudo recente chegou à conclusão que dietas vegetarianas estão associadas a reduzidas taxas de mortalidade. Este tipo de dietas têm sido vista . «Ler mais»

A Importância do Petróleo

Para percebermos o porquê do petróleo ser tão importante para a nossa economia e para o nosso dia-a-dia, temos de entender de que forma é que o petróleo nos beneficia. Nós como comunidade, valorizamos todas as fontes de petróleo, porque pudemos utilizá-los para substituírem trabalho humano, ora isto é lógico, mas o que eu gostava aqui de quantificar era esta relação entre o petróleo e o trabalho humano. Por exemplo, sempre que liga uma lâmpada de 100 watts, é o mesmo de ter numa divisão da sua casa um ser humano a pedalar, o mais depressa que consegue, para manter essa lâmpada acesa. Deste modo, a energia gasta por este ser humano é a mesma que a energia consumida por esta lâmpada. Utilizando esta informação, agora iremos analisar qual é a energia humana necessária para o gasto de uma só pessoa num curto espaço de tempo. Consequentemente, para o uso de apenas a água quente para tomar banho e um aspirador, seriam necessários serviços de cerca de 50 ciclistas.

Esta quantidade de pessoas para satisfazer apenas a necessidade de uma pessoa, excede o número de escravos utilizados nos tempos da monarquia. Desta forma, podemos efetivamente dizer que vivemos como Reis, embora possamos não dar o devido valor a todas as facilidades que temos hoje em dia, pelo facto de parecer algo tão comum que por vezes o tomamos como garantido. E agora eu pergunto que quantidade de trabalho existe em apenas 4 litros de gasolina? Bem, se introduzir este 4 litros no seu carro e conduzi-lo, até ficar sem combustível e depois der a volta e empurrar o carro até ao ponto de partida, irá descobrir. Estes 4 litros de gasolina têm a energia equivalente, a 500 horas de trabalho forçado, se quiser calcular de outra forma isto dá 12,5 semanas de trabalho de 40 horas semanais. Então e agora se tivesse de dar um valor a estes 4 litros de gasolina quanto daria? 4 Euros? 10 Euros?

Se fosse pagar a alguém, por exemplo, 15 euros por hora, para esta pessoa empurrar o seu carro até casa, poderíamos assim avaliar estes 4 litros de combustível em 7500 euros.
Não há duvida que, além da forma como o petróleo trabalha incansavelmente, para tornar as nossas vidas mais fáceis, o petróleo é um milagre em muitas outras formas. E agora novamente eu questiono, com que facilidade é que pudemos substituir o papel do petróleo e o nosso estilo de economia de crescimento baseada no consumo? Pois eu rapidamente respondo, não muito facilmente, pois presentemente, usamos o petróleo para quase tudo, principalmente para transporte, sendo esta atividade responsável por 70% de todo o consumo de petróleo. É ainda de salientar que ao nível dos processos industriais, o petróleo é a matéria-prima principal para inúmeras necessidades da vida, por exemplo, para a produção de plásticos, tintas, fertilizantes, processos químicos, etc.

Quando consideramos outros potenciais fontes de combustível, descobrimos que quase todas são incapazes de suprir estas necessidades. Os biocombustíveis e o carvão podem potencialmente suprir algumas destas funções, mas não certamente sem um enorme programa de reinvestimento. Assim, é de considerar que a quantidade de trabalho que o petróleo realiza para si, é o equivalente a ter centenas de escravos a seu mando. Fica claro que, é esta matéria-prima que faz das nossas vidas aquilo que são, afirmando ainda que o nível de vida que nós vivemos hoje, faria inveja a qualquer Rei do passado.

Facebook
Blog | Chora agora | Sobre | Contato | Politica de Privacidade
Copyright © 2013 www.mundoaroundus.com