Destaques
A mulher assegura o emprego mais tempo que há 30 anos atrás
Na verdade, um estudo recente revelou que a mulher de hoje consegue assegurar o seu emprego durante mais tempo em comparação de há 30 anos atrás. A flexibilid . «Ler mais»

Trabalhar em openspace é uma fonte de distração
Um novo estudo revela que apenas 1 em cada 4 trabalhadores trabalha num ambiente de trabalho ideal. Ambientes de trabalho em openspace são cada vez mais popular . «Ler mais»

Redes Sociais
Publicidade
Artigos Populares
Descoberto fóssil de camelo gigante
Paleontólogos, descobriram uma espécie de camelo gigante que vivia no alto ártico. Os restos desta espécie extinta foram encontrados na ilha de Ellesmere na reg . «Ler mais»

O que entende por inflação ?
A inflação não é causada pela subida de preços, em vez disso, a subida de preços é um sintoma de inflação, a inflação é causada pela presença de demasiado dinhe . «Ler mais»

Crescimento Exponencial

Dos grandes conceitos chave da atualidade nenhum é mais importante do que o crescimento exponencial, pois este conceito é o que desencadeia principalmente todos os outros. Deste modo, compreender este termo irá aumentar significativamente as nossas possibilidades de conseguirmos criar um futuro melhor.
Efetivamente, ao contrário da percentagem de mudança, a quantidade de mudança não é constante, cresce cada vez mais a cada passagem de unidade de tempo. O que pode retirar de importante, no que diz respeito ao comportamento do crescimento exponencial é a aceleração.
Para que comece a entender, do que eu para aqui estou a falar, vou começar por ilustrar um breve exemplo usando a população. Ora bem, se começarmos com 1 milhão de pessoas e estabelecermos uma taxa de crescimento de 1% por ano, descobrimos que seriam necessários 694 anos para atingirmos os mil milhões de pessoas, mas chegaríamos desta forma aos 2 mil milhões de pessoas passados apenas mais 100 anos, enquanto os 3 mil milhões já chegariam em apenas 41 anos, depois em 29, depois em 22 e por ai adiante. Isto estudado, significa que cada mil milhão adicional de pessoas demorou cada vez menos a ser alcançado e aqui conseguimos ver perfeitamente o conceito de aceleração.

• Consumo de petróleo (o seu consumo tem crescido quase 3% por ano)
• Água potável
• Extinção de espécies
• Desflorestação

Todos estes recursos finitos, tal como são muitos outros, que por sua vez alguns já estão mesmo a atingir os seus limites, pertencem ao seu mundo nos quais a maioria são indispensáveis à vida. E pronto este é o mundo onde vive atualmente, se lhe parece que a velocidade das alterações estão a acelerar, bem... Isso é porque na verdade estão mesmo.
Nós estamos a viver uma época em que, nós, os humanos, teremos finalmente de nos confrontar com o facto de, que o nosso sistema exponencial e o uso de recursos irão encontrar limites físicos reais.

O facto de estarmos, a viver na presença de múltiplos gráficos exponenciais relativos a quase tudo, desde o dinheiro à extinção de espécies, todos estes têm sérias implicações para a nossa vida e para a vida das seguintes gerações, isto merece a nossa maior atenção e preocupação.

Facebook
Blog | Chora agora | Sobre | Contato | Politica de Privacidade
Copyright © 2013 www.mundoaroundus.com