Destaques
A mulher assegura o emprego mais tempo que há 30 anos atrás
Na verdade, um estudo recente revelou que a mulher de hoje consegue assegurar o seu emprego durante mais tempo em comparação de há 30 anos atrás. A flexibilid . «Ler mais»

Trabalhar em openspace é uma fonte de distração
Um novo estudo revela que apenas 1 em cada 4 trabalhadores trabalha num ambiente de trabalho ideal. Ambientes de trabalho em openspace são cada vez mais popular . «Ler mais»

Redes Sociais
Publicidade
Artigos Populares
O que nos faz sonhar e porque sonhamos ?
Cada vez mais, com o avanço da tecnologia e com novas técnicas postas em prática, podemos saber e estudar mais acerca de nós mesmos. Um dos nossos grandes misté . «Ler mais»

Hipótese de vida em Marte
De facto, cientistas determinaram, que Marte tem condições para uma eventual presença de vida. Peritos não excluem a hipótese da presença de água em Marte, em f . «Ler mais»

Crescimento Exponencial

Dos grandes conceitos chave da atualidade nenhum é mais importante do que o crescimento exponencial, pois este conceito é o que desencadeia principalmente todos os outros. Deste modo, compreender este termo irá aumentar significativamente as nossas possibilidades de conseguirmos criar um futuro melhor.
Efetivamente, ao contrário da percentagem de mudança, a quantidade de mudança não é constante, cresce cada vez mais a cada passagem de unidade de tempo. O que pode retirar de importante, no que diz respeito ao comportamento do crescimento exponencial é a aceleração.
Para que comece a entender, do que eu para aqui estou a falar, vou começar por ilustrar um breve exemplo usando a população. Ora bem, se começarmos com 1 milhão de pessoas e estabelecermos uma taxa de crescimento de 1% por ano, descobrimos que seriam necessários 694 anos para atingirmos os mil milhões de pessoas, mas chegaríamos desta forma aos 2 mil milhões de pessoas passados apenas mais 100 anos, enquanto os 3 mil milhões já chegariam em apenas 41 anos, depois em 29, depois em 22 e por ai adiante. Isto estudado, significa que cada mil milhão adicional de pessoas demorou cada vez menos a ser alcançado e aqui conseguimos ver perfeitamente o conceito de aceleração.

• Consumo de petróleo (o seu consumo tem crescido quase 3% por ano)
• Água potável
• Extinção de espécies
• Desflorestação

Todos estes recursos finitos, tal como são muitos outros, que por sua vez alguns já estão mesmo a atingir os seus limites, pertencem ao seu mundo nos quais a maioria são indispensáveis à vida. E pronto este é o mundo onde vive atualmente, se lhe parece que a velocidade das alterações estão a acelerar, bem... Isso é porque na verdade estão mesmo.
Nós estamos a viver uma época em que, nós, os humanos, teremos finalmente de nos confrontar com o facto de, que o nosso sistema exponencial e o uso de recursos irão encontrar limites físicos reais.

O facto de estarmos, a viver na presença de múltiplos gráficos exponenciais relativos a quase tudo, desde o dinheiro à extinção de espécies, todos estes têm sérias implicações para a nossa vida e para a vida das seguintes gerações, isto merece a nossa maior atenção e preocupação.

Facebook
Blog | Chora agora | Sobre | Contato | Politica de Privacidade
Copyright © 2013 www.mundoaroundus.com