Destaques
A mulher assegura o emprego mais tempo que há 30 anos atrás
Na verdade, um estudo recente revelou que a mulher de hoje consegue assegurar o seu emprego durante mais tempo em comparação de há 30 anos atrás. A flexibilid . «Ler mais»

Trabalhar em openspace é uma fonte de distração
Um novo estudo revela que apenas 1 em cada 4 trabalhadores trabalha num ambiente de trabalho ideal. Ambientes de trabalho em openspace são cada vez mais popular . «Ler mais»

Redes Sociais
Publicidade
Artigos Populares
História da Internet
A Internet está relacionada à rapidez como um cidadão comunica e tem acesso a informações, a Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicaç . «Ler mais»

Como ficar cada vez mais inteligente?
Muitas pessoas são as que se questionam sobre os padrões que definem a inteligência. Será que a inteligência está relacionada com as boas notas escolares, com o . «Ler mais»

Como é criado o dinheiro pelos bancos ?

Bem, na verdade se esperarmos entender tudo o que está a acontecer hoje no mundo financeiro, temos de começar por compreender, o que é o dinheiro, e como este é criado. Não se preocupe se não conseguir entender à primeira, porque de facto a criação do dinheiro é algo verdadeiramente bizarro para se pensar, contudo é ainda muito difícil de se aceitar.

Primeiramente iremos analisar como é criado o dinheiro pelos bancos, sem nos preocuparmos, por enquanto, qual a proveniência deste dinheiro. Deste modo, com o objetivo de ficar ambientado com este importante assunto, nada melhor do que um exemplo. Ora, suponhamos que uma pessoa chega à cidade com 1000 unidades monetárias, e que por coincidência, esta pessoa deposita este seu dinheiro num banco que tinha acabado de abrir, sendo então este o primeiro depósito do banco. Consequentemente, agora esta pessoa tem um ativo de, 1000 unidades monetárias, na sua conta bancária, em que por sua vez o banco tem um passivo de também, 1000 unidades monetárias, na mesma conta bancária. Há uma regra, que permite que os bancos emprestem uma parcela, uma fração do dinheiro que têm em depósitos. Em teoria, os bancos têm permissão, para emprestar até 90% do valor depositado, contudo a verdadeira parcela está muito próxima dos 100%. Voltando ao exemplo, temos agora um banco com o depósito de 1000u.m, e os bancos não ganham a vida a guardá-lo, em vez disso, ganham a vida pedindo emprestado a uma taxa e emprestando-o a uma taxa mais elevada. Assim, como todos os bancos podem emprestar até 90% do dinheiro que têm em depósito, no nosso exemplo, o nosso banco pretende encontrar alguém que deseje pedir um empréstimo de 900u.m. Agora imagine que a pessoa que recebe estes 900u.m, deposita este dinheiro no mesmo banco. Com este novo depósito, este banco tem agora mais 900u.m para trabalhar, por isso tenta então arranjar alguém que deseje um empréstimo de 90% desse valor. E assim é criado um novo empréstimo, que é gasto e novamente depositado no banco. Daqui decorre que o dinheiro originalmente depositado, cresceu até um valor ilimitado conforme os depósitos e empréstimos que forem feitos.

Será que tudo isto é dinheiro real?
Sim é, pode crer que é, especialmente se este dinheiro estiver na sua conta bancária, e também já poderá ter reparado que se todos, os que têm dinheiro no banco, tentassem levantar o dinheiro ao mesmo tempo, o banco não o conseguiria dar, porque, na verdade... Não o teria. Desta forma, também já deve ter reparado, que este mecanismo de gerar dinheiro a partir de novos depósitos, funciona bem, desde que ninguém comece a faltar com as prestações. É de sublinhar, se e quando isso acontece, as coisas, complicam-se, bem mas é desta forma que o dinheiro é criado.

Bem agora deve estar um pouco confuso e até mesmo a perguntar-se porque é que passou os últimos 2 minutos a estudar o mecanismo da criação do dinheiro. A resposta é muito simples, porque para compreendermos as implicações dos nossos enormes níveis de divida, precisamos de compreender como surgiu essa divida.

Facebook
Blog | Chora agora | Sobre | Contato | Politica de Privacidade
Copyright © 2013 www.mundoaroundus.com