Destaques
A mulher assegura o emprego mais tempo que há 30 anos atrás
Na verdade, um estudo recente revelou que a mulher de hoje consegue assegurar o seu emprego durante mais tempo em comparação de há 30 anos atrás. A flexibilid . «Ler mais»

Trabalhar em openspace é uma fonte de distração
Um novo estudo revela que apenas 1 em cada 4 trabalhadores trabalha num ambiente de trabalho ideal. Ambientes de trabalho em openspace são cada vez mais popular . «Ler mais»

Redes Sociais
Publicidade
Artigos Populares
Casamento Real
Catorze anos após a morte da Princesa Diana, esta continua a ser acarinhada e admirada por todo o mundo, pois esta estará sempre presente pelo seu carácter humi . «Ler mais»

O mundo acabará em 21 de Dezembro de 2012 ?
Não posso deixar de referir que inúmeras pessoas estão convencidas, da certa data, 21 de Dezembro de 2012, para o dia do nosso juízo final, mas qual será o moti . «Ler mais»

Utilizar o Dinheiro para Crescer ou Prosperar?

Com o objetivo de entendermos melhor a situação em que a humanidade se encontra, eu irei colocar aqui algumas questões, sendo que as irei tentar responder de seguida.

Em que se baseia o crescimento? Este é ou não é um mau facto?
Porque é que todos desejamos uma economia que cresça?


Bem, na minha opinião, o crescimento oferece oportunidades e todos gostamos de oportunidades, pelo menos eu gosto. Assim, uma economia em crescimento, significa que estamos cada vez mais prósperos, e esta é a história dominante dos nossos dias, por isso muitas pessoas dirão que o crescimento é igual à prosperidade, mas será isto realmente verdade? E se não for?
O crescimento, é de facto, uma consequência do excedente, se pensarmos bem nisto, por exemplo, os nossos corpos só crescem se tiverem um excedente de alimento, com um equilíbrio perfeito entre as calorias consumidas e as queimadas, um corpo não ganha nem perde peso. Um lago só fica mais fundo se houver mais água a entrar do que aquela que sai. Por este mesmo facto, pode-se dizer que o crescimento está dependente do excedente, e que deste modo, a prosperidade está igualmente dependente do excedente. Eis um outro exemplo, imagine que tem uma família de 3 e que o seu rendimento anual é de 20 mil euros, e que chega ao final do ano sem ter sobrado dinheiro, ou seja no final do ano obteve 0 euros de excedente. Contudo depois recebe um aumento de 10% o que equivale a 2 mil euros, e a sua família dá-se ao luxo de ter mais um filho, ou então pode gozar a prosperidade adicional gastando um pouco mais em cada pessoa, mas como é claro não pode tirar partido das duas opções, por isso terá de escolher... O que escolheria nesta situação? Crescimento ou prosperidade adicional?
O que neste exemplo é verdade para uma família, também o é para uma vila, cidade pais e até mesmo para o mundo. Deste exemplo podemos de certa forma concluir que crescimento não representa prosperidade.

Efetivamente, nos últimos anos a nossa nação foi levada a associar estes dois conceitos, o crescimento e a prosperidade, pois de facto houve sempre a possibilidade e energia excedente suficiente para conciliar em simultâneo estes dois aspetos
Visto isto, o que acontecerá quando 100% do nosso dinheiro excedentário estiver a ser usado para crescer? Assim, não há dúvida de que neste caso, iremos apresentar uma prosperidade completamente parada ou melhor ainda, estagnada. E o que acontecerá se já não houver excedente suficiente para financiar o crescimento? Bem, assim iremos apresentar um crescimento e uma prosperidade negativa.
Este é sem dúvida, um dos maiores desafios dos últimos tempos, decidir para onde queremos que o nosso excedente seja redirecionado A grande verdade, é que se continuar a fazer as mesmas opções que temos feito nos últimos anos, podemos estar a colocar seriamente em risco todos os tipos de avanços científicos e tecnológicos que fizemos até aqui. Por isso está na hora, de parar de fazer aquilo que é mais fácil só porque encontramos menor resistência e analisar bem o uso que damos aos nossos excedentes, com vista em alcançar um futuro mais próspero.

Facebook
Blog | Chora agora | Sobre | Contato | Politica de Privacidade
Copyright © 2013 www.mundoaroundus.com