Destaques
A mulher assegura o emprego mais tempo que há 30 anos atrás
Na verdade, um estudo recente revelou que a mulher de hoje consegue assegurar o seu emprego durante mais tempo em comparação de há 30 anos atrás. A flexibilid . «Ler mais»

Trabalhar em openspace é uma fonte de distração
Um novo estudo revela que apenas 1 em cada 4 trabalhadores trabalha num ambiente de trabalho ideal. Ambientes de trabalho em openspace são cada vez mais popular . «Ler mais»

Redes Sociais
Publicidade
Artigos Populares
Osama Bin Laden foi morto !
É de sublinhar que na sequência deste enorme ataque terrorista morreram cerca de 2.750 pessoas em Nova Iorque, 184 no Pentágono e 40 na Pensilvânia. Após os at . «Ler mais»

Quando é que o cérebro começa a trabalhar de forma mais eficiente?
A Universidade de Montreal determinou que o cérebro humano, apenas começa a trabalhar de forma mais eficiente a partir dos 55 anos. Esta conclusão foi feita por . «Ler mais»

Como funciona a Internet?

A comunicação entre os diversos computadores interligados à Internet (garantindo que a informação não se "perca" pelo caminho, ou chegue ao destino errado) é assegurada pela atribuição de um endereço numérico a cada host, que o identifica univocamente. Esse endereço, chamado endereço IP, é formado por quatro campos, separados entre si por pontos.
Ao endereço IP, (ideal para a comunicação entre computadores) corresponde também um nome (mais fácil de usar pelos utilizadores da rede).
Os nomes são formados por duas partes: uma que identifica o computador e outra que identifica a sua localização.
A primeira parte é definida livremente pelos utilizadores. A segunda é atribuída segundo o Domain Name System (DNS), criado em 1984.
De acordo com o DNS, os nomes têm sempre a seguinte estrutura hierárquica (da direita para a esquerda):
nome. Sub domínio (s).
Web Publishing Process
O domínio de topo é normalmente formado pelos códigos (ISO 3166) de nome de país, excepto nos EUA, onde existem vários domínios de topo, formados por três dígitos. Por exemplo, todos os nomes dos hosts portugueses terminam em pt.
Abaixo do domínio de topo pode existir um ou vários sub domínios, que representam organizações, departamentos de organizações, etc.
Felizmente hoje em dia só temos que nos preocupar com os nomes e (muito menos com) os endereços IP. No entanto, é bom conhecer e compreender a forma como são identificados os computadores na Internet, para poder realizar tarefas mais complexas ou tentar resolver situações de falha.

 

 

Como ligar à InternetCada computador que é conectado à Internet faz parte de uma rede, mesmo aquela que se usa habitualmente em casa. Por exemplo, poderá usar um modem e um número local de discagem para se conectar a um provedor de acesso à Internet (ISP - Internet Service Provider). Mas por outros meios nas empresas, poderá fazer parte de uma rede de área local  (LAN), mas muito provavelmente ainda se conecta à Internet usando um provedor que cada empresa contrata. Quando se conecta como um provedor, tornamo-nos parte da rede destes,  e esta, por sua vez conecta-se a uma rede maior e se torna parte dela. A Internet é simplesmente uma rede de “redes”.


A maioria das grandes empresas de comunicações têm os seus próprios backbones exclusivos para se conectarem com várias regiões. Em cada região, cada empresa tem um ponto de presença (POP - Point Of Presence), um lugar para os usuários locais terem aceso a esta rede, frequentemente através de um número telefónico local ou linha exclusiva, o interessante é que não têm um controle geral sobre a rede. Em vez disso, há várias redes de alto nível conectadas umas às outras através de pontos de acesso de rede ou NAPs (Network Access points).

Facebook
Blog | Chora agora | Sobre | Contato | Politica de Privacidade
Copyright © 2013 www.mundoaroundus.com